A Globo junto com a Televisa é o maior produtor de novelas do mundo. Diferentemente do que acontece hoje em dia, algumas novelas da Globo registraram excelentes audiências com mais de 50 pontos de média, fazendo o maior sucesso.
A seguir o top 10 das novelas de maiores audiências da Globo, a lista conta a audiência apenas das novelas que foram ao ar após o Ibope começar fazer as pesquisas diárias:
Em 1º lugar:
A novela Teve uma média de 67 pontos. Em seu último capítulo, exibido em 21 de fevereiro de 1986, cena em que Sinhozinho Malta e Viúva Porcina se despedem de Roque Santeiro, que deixa à Asa Branca, a telenovela registrou o maior índice de audiência da história da televisão brasileira: Incríveis 100 pontos de picos e média de 95 pontos.
A trama passava na cidade de Asa Branca. Há dezessete anos, o coroinha Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro, por esculpir imagens sacras, morreu ao defender os habitantes de Asa Branca dos capangas do perigoso Navalhada, um bandido que havia invadido à cidade. Santificado pelo povo de Asa Branca, que atribui milagres à sua imagem, e outras pessoas buscavam até mesmo a sua canonização, Roque Santeiro tornou-se uma lenda e faz a cidade prosperar com sua história de heroísmo. Mas também despertando o interesse de muitos que se aproveitam da lenda para lucrarem. Só que para o desespero dos poderosos de Asa Branca, Roque Santeiro não está morto, e o pior, está voltando para cidade, depois de dezessete anos, ameaçando pôr um fim ao mito.
A novela foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva e exibida pela Rede Globo entre 24 de junho de 1985 e 22 de fevereiro de 1986.
Em 2º Lugar:
A média geral da novela foi de 65 pontos. Seu último capítulo registrou média de 78 pontos de audiência.
A trama começa quando Tieta é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves. Se sentindo desonrado com o comportamento liberal de Tieta e influenciado pelas intrigas da sua outra filha, Perpétua. Zé Esteves decide esquecer que Tieta é sua filha, e a expulsa da sua casa. Humilhada, Tieta segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo da população de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro.
Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares e dirigida por Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho, com direção geral de Paulo Ubiratan.
Em 3º Lugar:
Com uma média geral de 62 pontos, "O Salvador da Pátria" ocupa a terceira colocação do nosso ranking.
O deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco), o homem mais poderoso da região de Ouro Verde, escolhe o ingênuo bóia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte), para se casar com sua amante Marlene (Tássia Camargo), tentando desviar as atenções de seu adultério. O fato chega até Juca Pirama (Luís Gustavo), um radialista inescrupuloso que explora demagogicamente o episódio através do rádio. Logo um duplo homicídio vitima Marlene e Juca, e tem em Sassá como principal suspeito.
A novela Foi escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn
Em 4º lugar:
A novela Estreou com 64 pontos de média, e por muito tempo manteve sua audiência entre 48 e 60 pontos. No capítulo 104, exibido em 6 de julho de 1993, a trama bate recorde com 65 pontos de média, e se firmou acima dos 60 pontos. A audiência também chegou à casa dos 70 e 80 pontos. Em seu último capítulo foi registrado média de 87 pontos de audiência. Sua média geral foi de 60 pontos.
Uma curiosidade é que a trama teve seu capítulo final em um sábado e a reprise no domingo, após o Fantástico.
A saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se, após o boi bumba passar por sua fazenda, e casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
A trama foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho e Mauro Mendonça Filho.
Em 5º lugar:
Estreou com uma média de 65 pontos. Ao longo dos capítulos seguintes foi marcando médias superiores a 55 pontos. O último capítulo da novela marcou uma média de 78 pontos. Teve média geral de 59 pontos.
A trama de "Rainha da Sucata" retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite paulistana contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo Pereira (Regina Duarte) e a socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes). Maria do Carmo enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro-velho Onofre (Lima Duarte), e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde. Ela mora com o pai e a mãe, Neiva (Nicette Bruno), no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo.
Foi escrita por Sílvio de Abreu, com colaboração de José Antonio de Souza, e dirigida por Jorge Fernando, Fábio Sabag, Mário Márcio Bandarra e Jodele Larcher.
Em 6º lugar:
Com a média geral de 57 pontos fica a novelas das 8, "Pedra Sobre Pedra" em sexto lugar.
Uma das cenas mais marcantes da novela, foi a do assassinato de Jorge Tadeu (Fábio Jr.), encontrado morto, em sua cama, enquanto borboletas sobrevoavam seu corpo. Essa cena foi ao ar no capítulo de número 30, no ar em 8 de fevereiro de 1992, um sábado. A pergunta "Quem matou Jorge Tadeu?!" parou o país. Gioconda (Eloísa Mafalda) era sua assassina. O mistério foi revelado no último capítulo.
A pequena cidade de Resplendor, localizada no sertão nordestino, era o palco das disputas políticas entre os Pontes e os Batista. Murilo Pontes ia se casar com a jovem Pilar Farias, por quem Jerônimo, o herdeiro dos Batista, também era apaixonado. No dia do casamento de Murilo e Pilar, a noiva diz não em pleno altar, por desconfiar de que o rapaz fosse o pai da criança que Eliane, sua melhor amiga, estava esperando. Desejando vingança, Pilar se casa com Jerônimo, inimigo de Murilo, enquanto este se casa com Hilda, uma jovem que sempre o amara. Dessa união nasce Leonardo, e Murilo vai seguir carreira política em Brasília, enquanto Pilar tem uma filha, Marina, e fica viúva. A filha de Eliane nasce, mas a mãe morre no parto e Pilar assume a educação da menina, dando-lhe o nome da mãe, Eliane.
A novelas foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.
Em 7º lugar:
"Fera Ferida" ocupa a sétima colocação com 56 pontos de média.
O antigo prefeito da cidade de Tubiacanga, localizada no Cerrado Mato-grossense, Feliciano Mota da Costa, acredita que há ouro na cidade. Para comprovar sua tese, exibe uma enorme pepita e convence a população a entregar-lhe suas economias para a construção de uma empresa de mineração. Os moradores descobrem que a pepita era falsa e se revoltam. Obrigados a fugir de canoa, Feliciano e a mulher são atingidos por um pistoleiro, morrem e são enterrados pelo filho, Feliciano Júnior.
Em 8º lugar:
Com uma média de 56 pontos "Vale Tudo ocupa a oitava colocação do nosso ranking.
Raquel Accioli está separada de seu marido, Rubinho, há cerca de dez anos, época em que, depois de uma violenta discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir viver com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima, na casa do pai, Salvador, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O único bem da família é uma casa modesta que Salvador passou para o nome da neta, de modo que, quando este morresse, nada lhe faltasse. Raquel vive como guia de turismo e, quando Salvador morre, Fátima, sem dizer nada à mãe, vende a casa e parte para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. No Rio ela se envolve com César Ribeiro, um ex-modelo que teve o mundo das passarelas literalmente a seus pés, e que atua como garoto de programa. Raquel parte para o Rio à procura da filha. Maria de Fátima é apresentada por César a Solange Duprat, produtora de moda da revista Tomorrow, passando a atuar como modelo e a morar na casa de Solange, e usa Solange para se aproximar de Afonso Roitman, namorado da jornalista, e se casar com ele.
Em 9º lugar:
O primeiro capítulo obteve média de 55 pontos, índice superior a antecessora. O último capítulo teve média de 60 pontos. A novela terminou com média geral de 51,6 (52) pontos, se tornando a última novela da Globo a ter uma média acima dos 50 pontos.
Na primeira fase ocorre durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. No interior de São Paulo, as famílias Berdinazzi e Mezenga têm uma rixa por causa de terras. Ocorre que os filhos das duas famílias, Giovanna Berdinazzi e Enrico Mezenga, se apaixonam, indo contra a briga de seus pais, Giuseppe e Antonio. Giovanna e Enrico se casam e têm um único filho, que recebe o nome de Bruno, em homenagem a um irmão de Giovanna, que morre na guerra e que era muito amigo de Enrico, apesar da inimizade entre as famílias.
Na segunda fase ocorre na época da exibição da novela, em 1996, e mostra Bruno como um bem-sucedido fazendeiro, conhecido pelo apelido de Rei do Gado, por possuir um grande rebanho. Homem de hábitos simples, para quem a riqueza é apenas algo a mais, Bruno vive um casamento infeliz com Léia e tem dois filhos, Marcos e Lia. Ao descobrir a traição de Léia com o motorista Ralf, Bruno se separa dela.
foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, teve a colaboração de suas filhas Edmara e Edilene Barbosa. Foi dirigida por Carlos Araújo, Emílio di Biase e José Luiz Villamarim, com direção geral e núcleo de Luiz Fernando Carvalho.
Em 10º lugar:
Para ocupar a última colocação fica a novela "De Corpo e Alma" com uma média geral de também 52 pontos. O Ibope da novela elevou bastante com a grande repercussão da morte de Daniella Perez sendo morta pelo seu colega de elenco Guilherme de Pádua, chegando a picos de 70 pontos.
Diogo, um juiz íntegro, sente o seu casamento com Antônia desmoronar ao se apaixonar perdidamente por Betina, que morre num acidente de carro, logo após ser abandonada pelo magistrado. Seu coração é transplantado em Paloma, uma jovem casada com um stripper, Juca, que trabalha no Clube das Mulheres.
Diogo (que tem com Antônia um filho, Filipe), sentindo-se culpado, aproxima-se dela imaginando estar ao lado de Betina. Paloma, porém, apaixona-se por ele sem saber do seu envolvimento com a doadora do coração. Enquanto isso, Juca torna-se o protegido do misterioso Vidal e faz sucesso no Clube das Mulheres, acabando por se tornar amante de Stella, uma rica senhora.
Foi escrita por Glória Perez e dirigida por Fábio Sabag, Ivan Zettel e Roberto Talma (também o diretor geral).
E você, caro leitor acha possível que alguma trama da Rede Globo voute a marcar mais de 50 pontos de média em toda a sua exibição?
Para se ter uma ideia a novela das 9h da Globo hoje em dia marca de 30 a 33 pontos de média, para uma meta de 35 pontos (antes era de 40). Deixe sua resposta nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário