Embalado na música "Lucy In The Sky With Diamonds" ("Lucy No Céu Com Diamantes", em português), dos Beatles, em versão de Dan Torres, cantor revelado pelo programa Fama.
Quem conta os detalhes do processo de criação da abertura é o diretor de arte Alexandre Romano, que ainda revela que uma mesa centenária e um garimpo em estúdio são apenas alguns dos objetos de cena utilizados. Confira a entrevista feita pela Rede Globo:
Como você descreve essa abertura? Ela traz uma historinha ou apenas imagens abstratas remetendo ao conceito da trama?
"Através de imagens cinematográficas em enquadramentos subjetivos, mostramos outras formas de ver as joias e por quais mãos elas podem passar na construção de um império. Desde o desejo por uma joia numa vitrine, o detalhe e cuidado como ela é trabalhada, passando pelo poder de quem as negocia, a extração no garimpo e o monte Roraima. As situações não seguem ordem cronológica, pois representam este universo sem uma ligação direta com detalhes da trama".
O processo foi difícil e demorado? Quais elementos foram usados?
"Após chegarmos na ideia do percurso da joia, pensamos nos elementos que poderiam funcionar como signos das relações em que estaria envolvida. Um lapidador e seus instrumentos, um cofre de banco, o escritório de um empresário poderoso, uma vitrine de joalheria, o garimpo e o monte Roraima. Todos os elementos de cena foram pesquisados de fontes reais ou produzidos especialmente para a abertura para captarmos com fidelidade e realismo em texturas e detalhes. Tanto a pesquisa de referências, quanto a produção de arte, foram onde levamos mais tempo até chegar no visual que queríamos. O cofre de banco foi produzido do zero, já a mesa do lapidador tem mais de cem anos. Para o garimpo, fizemos um tanque de terra e água dentro do estúdio".
A abertura traz alguma novidade em termos de computação gráfica ou outro recurso?
"Praticamente não foram usados efeitos visuais em computação gráfica visíveis. Todas as cenas foram captadas por câmera em estúdio, exceto a do monte Roraima, gravada com helicóptero no local. Em computação, fizemos os ajustes de cor, luz e composição das cenas e algumas correções de movimento e a animação do logotipo. A iluminação tem um papel importante e também foi usada como recurso de efeito visual".
Como se deu a escolha das cores?
"As cores ajudam na dramatização das situações. Queríamos uma abertura realista, mas com uma identidade e personalidade própria para não confundir com a dramaturgia".
A trama de Império é descrita pelo autor Aguinaldo Silva como um "novelão à moda antiga". A abertura acompanha esse conceito?
"Sim. Desde a criação do conceito até a pós-produção, tivemos essa preocupação em estar alinhados com a trama e a direção da novela".
"Sim. Desde a criação do conceito até a pós-produção, tivemos essa preocupação em estar alinhados com a trama e a direção da novela".
confira a abertura da trama:
[Abertura - HD] Império | Rede Globo (2014) por ArquivoDeFitas
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